![]() |
| Halder Gomes e Mariana Ximenes. Foto: Caio Cruz |
Com o Cineteatro São Luiz lotado, a noite teve como destaque a entrega do Troféu Eusélio Oliveira, honraria concedida a nomes que marcaram o cinema brasileiro, para Mariana Ximenes. Filha de mãe cearense, a atriz se emocionou ao falar da sua ligação com o Estado: “Eu sou dessa terra, e sempre que retorno, eu transbordo de emoção”.
A atriz também usou o momento para falar sobre o cinema brasileiro, com o destaque de filmes como “Ainda Estou Aqui” e agora “O Agente Secreto”, e reforçou a constante vontade de evoluir e continuar se descobrindo na sua profissão.
“Estar aqui hoje, num momento tão exuberante para o cinema brasileiro, é também um lembrete de que a minha história está em construção, continuo curiosa.”, afirma a atriz.
Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem
![]() |
| Equipe do filme "Gravidade". Foto: Caio Cruz |
O primeiro dia do Cine Ceará também contou com a estreia mundial do filme “Gravidade”, de Leo Tabosa, e do curta de animação "Cada Um na Sua Tomada", produzido em uma oficina com estudantes de escolas públicas de Fortaleza.
Leo Tabosa já tem um currículo premiado com os seus curtas e, neste ano, estreia com um longa-metragem. O filme faz parte da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, que conta também com outras cinco produções de diversos países. Em entrevista ao Envelope Trocado, o diretor falou da emoção de ver o filme no Cine Ceará, e principalmente por ser a primeira vez que iria assistir à produção em uma tela de cinema.
“Pra mim é muito simbólica essa estreia aqui. Sempre fui muito bem recebido pelo Cine Ceará, ‘Gravidade’ foi filmado no Ceará, inclusive com uma cena aqui no São Luiz. Eu me sinto um pernambucano com coração cearense”, destaca o diretor.
Além de ter sido gravado no Ceará, o filme conta com mais de 80% da equipe composta por cearenses, e muitos estavam presentes no São Luiz para a estreia.
Hermila Guedes, uma das protagonistas do longa, também conversou com a nossa equipe e destacou a importância de dividir este momento com o público: “Esse é o momento de dever cumprido. O filme já não é mais nosso. O filme é de quem assiste e a expectativa é que a recepção seja a melhor possível”.
"O Agente Secreto" é o filme do Brasil para o Oscar 2026; Confira nossa análise
Com entrada gratuita, o Cine Ceará acontece até o dia 26 de setembro, com programação no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza. Além das mostras competitivas, o festival contará com a exibição de "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026.
Mais informações no site cineceara.com

